-
Arquitetos: BAAS Arquitectura
- Área: 1353 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gregori Civera
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce da vontade de qualificar o espaço interno e integrar-se naturalmente à escala do ambiente. Todo o programa se organiza no nível da rua, em uma planta de duas linhas de consultórios enquadrando uma sala mais alta que recebe luz do norte através de uma janela alta.
Uma seção clássica de três naves, parecida com a de uma capela, onde o olhar se dirige para o céu. Do lado de fora, o edifício dá poucas pistas de seu espaço interno e se protege com sua opacidade em relação à rua, atendendo às necessidades de privacidade do equipamento.
O percurso de acesso é gradual, convidando à calma. Uma varanda recebe o visitante em um gesto que pretende ser acolhedor, ampliando a rua, e onde um longo banco permite descansar e respirar o ar à sombra. No final do percurso, uma parede inclinada introduz o visitante na nave acompanhando-o com ternura, para descobrir com certa surpresa a riqueza e a luz do interior. Os materiais utilizados são os tradicionais do local: tijolo cerâmico nas paredes e abóbada, concreto em sua forma mais austera e madeira de pinho envernizada.
Tudo construído por artesãos locais com a clara vontade de perdurar no tempo. No interior, o material e a espessura das paredes favorecem uma inércia térmica que, como sempre aconteceu com a arquitetura tradicional, favorece um clima mais ameno. O prédio se protege do sol e ventila de forma natural, abrindo as janelas altas para o norte, refrescando e renovando todo o ar interno.